Genialidade poética de Clarice Lispector

 

     Não te amo mais.  
     Estarei mentindo se disser que
     Ainda te quero como sempre quis.
     Tenho certeza de que
     Nada foi em vão.  
     Sei dentro de mim que
     Você não significa nada.
     Não poderia dizer nunca que
     Alimento um grande  amor.
     Sinto cada vez mais  que
     Já te esqueci!  
     E jamais usarei a  frase
     EU TE AMO!  
     Sinto, mas tenho que dizer a verdade:
     É tarde  demais…

  

Agora, leia de baixo para cima.

 

Clarice, valendo-se de frases absolutamente triviais relacionadas a um tema do cotidiano, tão antigo quanto o próprio ser humano, criou um poema original e surpreendente.

Perdoem minha ignorância, mas jamais vi nada igual.

Admiro a genialidade desta extraordinária mulher e a sensibilidade de sua arte que, quem sabe, venha exatamente da simplicidade… (embora seja pretensão considerar Clarice “simples”…)

 

 

8 Responses to Genialidade poética de Clarice Lispector

  1. Fernandino Neto disse:

    Eu já havia lido esse poema. É simplesmente fantástico. Concordo contigo, Ral. É fantástico, como Clarice e toda sua obra. Parabéns pelo blog, que é muito interessante.

  2. Juliana disse:

    Por coincidência, estava lendo textos de Clarice Lispector ontem, e realmente ela foi genial. Não conhecia esse texto. Achei muito massa!

    Bjo pra senhora!

    Saudades.

  3. raldianny disse:

    Fernandino, obrigada pela visita. Tá vendo, vc está mais “antenado” que eu, que não conhecia este poema de Clarice. Fico feliz que tenha gostado do blog. Aos poucos, a gente vai melhorando…

    Muitas saudades.

  4. raldianny disse:

    Minha querida Juju, que saudade docê!!! Tô gostando de ver… Meus queridos ex-alunos, eternos colegas, estão aproveitando bem o tempo! Lendo Clarice?! Ótimo!!!

    Muitas, muitas saudades…

  5. Arianne Raísy disse:

    Olá, Ral!
    Eu amo esse poema. Ele é perfeito. Já o conhecia, pois gosto muita das obras de Clarice Lispector.
    Saudades!
    XD, Beijos!

  6. raldianny disse:

    Ai, meu Deus! Todo o mundo já conhecia este poema, menos eu… 😦 Como estou me sentindo desatualizada!!! hahaha…

    Querida Arianne, que bom sua visita. Como vão as coisas? Tanta saudade!!! Bjs.

  7. Betto Aragão disse:

    Esse seu texto: Minha alma está na UFPE… Nossa, Ral! Chorei ao ler. Sua alma é muito dócil. Me encantas!

  8. raldianny disse:

    Querido Betto…

    Você é que é encantador!!!

    Adoro você, de todo meu coração.

Deixe um comentário