Genialidade poética de Clarice Lispector

julho 5, 2009

 

     Não te amo mais.  
     Estarei mentindo se disser que
     Ainda te quero como sempre quis.
     Tenho certeza de que
     Nada foi em vão.  
     Sei dentro de mim que
     Você não significa nada.
     Não poderia dizer nunca que
     Alimento um grande  amor.
     Sinto cada vez mais  que
     Já te esqueci!  
     E jamais usarei a  frase
     EU TE AMO!  
     Sinto, mas tenho que dizer a verdade:
     É tarde  demais…

  

Agora, leia de baixo para cima.

 

Clarice, valendo-se de frases absolutamente triviais relacionadas a um tema do cotidiano, tão antigo quanto o próprio ser humano, criou um poema original e surpreendente.

Perdoem minha ignorância, mas jamais vi nada igual.

Admiro a genialidade desta extraordinária mulher e a sensibilidade de sua arte que, quem sabe, venha exatamente da simplicidade… (embora seja pretensão considerar Clarice “simples”…)